O deputado federal Marcel Van Hattem causou controvérsia ao expor um escândalo envolvendo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) durante um discurso na tribuna da Câmara. Segundo ele, a OAB não apenas teria falhado em defender as prerrogativas dos advogados, mas também teria sido cúmplice dos abusos de autoridade do Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Van Hattem baseou suas afirmações nos chamados "Twitter Files Brasil", revelações do Congresso americano.
O deputado explicou que a OAB teria solicitado nos inquéritos políticos conduzidos nas cortes superiores a perseguição a advogados, pedindo inclusive a suspensão das atividades jurídicas da OACB e o fim da "disseminação de fake news contra a democracia". Ele ressaltou que a petição da OAB diferiu da ação civil pública e insinuou que a OAB teria agido dessa forma para agradar o Ministro Alexandre de Moraes.
As declarações de Van Hattem provocaram debates e levantaram dúvidas sobre o papel da OAB e sua relação com os poderes judiciário e executivo, especialmente em meio às discussões sobre abusos de autoridade e defesa dos direitos democráticos e individuais.
Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.