O senador Marcos do Val (Podemos-ES) fez duras acusações contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, durante discurso no Senado, alegando abusos de autoridade e arbitrariedades cometidas por ele e seus aliados. O senador afirmou que Moraes e membros da Polícia Federal teriam praticado uma série de crimes no exercício de suas funções, criticando ainda as “narrativas absurdas” usadas para justificar o que ele considera uma perseguição política no Brasil. Marcos do Val, que se diz um dos parlamentares mais perseguidos por Moraes, denunciou a inclusão de seu nome em investigações no STF sem respaldo legal ou factual. Além disso, o senador acusou o delegado Fábio Shor, que atua junto a Moraes, de ser responsável pela execução de ações ilegais que infringem os direitos constitucionais e o devido processo legal.
O parlamentar enfatizou que as investigações a que tem sido submetido são contínuas e infundadas, sem qualquer justificativa legítima. Ele descreveu as atitudes de Moraes como tentativas claras de manipulação e censura política, principalmente contra grupos de direita, que teriam sido alvo de repressão e censura durante as eleições de 2022. Segundo o senador, as ações de Moraes no período eleitoral ganharam destaque internacional, com o governo dos Estados Unidos observando com preocupação o comportamento autoritário do ministro, especialmente em relação à limitação da liberdade de expressão. Marcos do Val destacou que as críticas ao ministro não são restritas ao Brasil, pois os Estados Unidos também passaram a considerar a postura de Moraes como uma violação das liberdades fundamentais.
Em seu discurso, o senador ainda mencionou a suspensão de seu passaporte diplomático, medida que, segundo ele, visava impedi-lo de participar de um evento internacional e foi mais um exemplo do uso do poder por parte de Moraes para retaliar adversários políticos. Essa atitude, para Marcos do Val, reforça a ideia de que o ministro está agindo de maneira persecutória. As acusações do senador refletem um ambiente de crescente polarização política no Brasil, com tensões entre o poder judiciário e a oposição política. Marcos do Val finalizou sua fala afirmando que as ações de Moraes têm atraído a atenção de autoridades internacionais, como os Estados Unidos, que sinalizaram a possibilidade de impor sanções ao Brasil caso o governo não tome providências para assegurar justiça e transparência no sistema político e judicial do país.
Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Clique aqui para ter acesso ao livro escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores que denuncia absurdos vividos no Brasil e no mundo, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, ilegalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Comentários
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.