Em um desabafo enfático, o senador Marcos do Val trouxe à luz sérias acusações contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em relação a medidas que ele considera arbitrárias contra sua pessoa. O senador revelou que, ao solicitar a suspensão dessas ações por meio de um pedido formal da Advocacia do Senado, o ministro rejeitou a solicitação, mantendo as restrições impostas. Do Val explicou que, embora as declarações contestadas tenham sido feitas em uma sessão no Senado, Moraes alegou que o parlamentar estaria usando uma “estratégia de republicação por terceiros nas redes sociais” para espalhar suas palavras. Além disso, o ministro recusou devolver os equipamentos apreendidos e o salário de do Val, além de impor uma multa de 50 mil reais a quem publicasse suas declarações na internet.
O desabafo de Marcos do Val gerou apoio imediato de outros senadores, que expressaram indignação diante da situação. O senador Eduardo Girão, em aparte, demonstrou solidariedade ao colega, classificando o episódio como um abuso de poder e afirmando que não poderia permanecer calado diante de tal atitude. Girão ressaltou que, apesar das dificuldades enfrentadas pelo Senado e da desmoralização que alguns consideram estar ocorrendo, um grupo de senadores se opõe a esse tipo de atitude e continuará lutando contra essas ações. Ele também enfatizou a importância de garantir a liberdade de expressão dos parlamentares e o direito de se manifestar sem que o Judiciário imponha restrições.
Além das manifestações de apoio, os senadores destacaram que, caso o Judiciário não tome as providências necessárias para conter o que consideram um abuso de poder por parte de ministros do STF, o Senado precisará agir para proteger os direitos de seus membros. A situação está gerando crescente mal-estar no Legislativo, que percebe suas prerrogativas sendo questionadas. A postura de Alexandre de Moraes, com a imposição de medidas vistas como excessivas, tem gerado tensão entre os parlamentares, que estão se organizando para contestar e reverter a decisão, acreditando que ela prejudica a autonomia do Senado e a liberdade de expressão dos legisladores.
Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Clique aqui para ter acesso ao livro escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores que denuncia absurdos vividos no Brasil e no mundo, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, ilegalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Comentários
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.