Retornando a atenção para inflação


A inflação média do Brasil entre os anos de 1930 e 1980 foi de 2% ao mês, ou seja, o brasileiro pagou uma taxa de 2% ao mês por aproximadamente 50 anos, taxação essa, que é um imposto sem autorização legislativa e, ainda pior, onera a população considerada pobre, pois são as pessoas que possuem menos condições de se defender de tal tarifa. Dos anos 80 para 1994, a média mensal da inflação passa a ser de 16% ao mês.

Foi a maior tragédia distributiva e tributária que o Brasil já teve.

Aprofundando um pouco mais o assunto, percebemos que o desenvolvimento do Brasil esteve alicerçado, sobretudo, em uma extorsão incidente sobre a população mais pobre do país. Talvez, suspeito apenas que talvez, essa seja a resposta para muitos, que ainda perguntam-se a razão ou a causa da infausta distribuição de renda do país.

Um copioso número de pessoas ainda hoje defende que todo o problema inflacionário do Brasil esteve diretamente relacionado a um impulso de ganância do setor privado. Essa ideia está totalmente errada. A prova disso é que o Plano Real (único plano que, depois de muitos, conseguiu a estabilização dos preços) não combateu esse pensamento, e sim a concepção de balbúrdia das contas públicas e desregramento com a impressão de papel moeda. Alguns se perguntam por qual razão a impressão de papel moeda gera inflação. O aumento na produção de dinheiro por si só não altera, por exemplo, a quantidade de máquinas presentes na economia, ou a qualidade da educação da população. Sendo assim, com mais dinheiro impresso, as pessoas teriam mais dinheiro pra gastar e comprariam mais produtos, porém a quantidade de bens na economia continua estável, ou seja, com uma demanda aumentando e oferta estável, a tendência é aumento dos preços para que o mercado retorne ao equilíbrio.

Por incrível que pareça, não podemos afirmar que depois de todos esses anos o Brasil aprendeu com seus erros, pois a conjuntura atual do país exibe uma economia nefasta com uma enorme desordem nas contas públicas, apresentando um quadro de regresso, enquanto tínhamos tudo para progredir. A conjuntura atual é reflexo dos governos passados, principalmente o governo Dilma Rousseff, que instalou um caos total nas finanças estatais. Esse é mais um alerta para os que acreditam que a responsabilidade fiscal não passa de baboseira, ou que o governo pode gastar o quanto achar necessário para “ajudar” a população. Basta olhar para trás, para a história da economia brasileira, para perceber que para não voltarmos a ser roubados pelo imposto que chamam de inflação, devemos sim criar uma responsabilidade em torno das contas públicas, coisa que os governos passados não conseguiram fazer, pelo contrário, desorganizaram tudo.


Cadastre seu e-mail em "inscrever-se" para receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.

Comentários