Governo Lula planeja alteração na Lei de Responsabilidade Fiscal para evitar que estados e municípios terminem o ano sem recursos suficientes. O Ministério da Fazenda do governo de Lula, está elaborando uma proposta para incluir um novo artigo na lei, impedindo que governadores e prefeitos encerrem o ano com déficits em suas contas, incapazes de cobrir todas as despesas, incluindo salários de fornecedores e serviços essenciais.
A medida está prevista para entrar em vigor a partir de 2027, coincidindo com o início dos novos mandatos dos governadores. O governo federal acredita que essa mudança ajudará no controle das finanças públicas e contribuirá para a redução da taxa de juros básica.
Porém, especialistas expressam preocupações, alertando que essa alteração poderia enfraquecer o estado democrático de direito. Se aprovada, há o risco de estados e municípios perderem parte significativa de sua receita, como o ICMS e o ISS, além de dependerem cada vez mais de repasses solicitados ao governo federal em Brasília, através do chamado "pacto de colaboração federativa".
Aviso: nós do blog Pensando Direita estamos sendo perseguidos por políticos e seus assessores nos grupos de WhatsApp! Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.