Um incêndio de grandes proporções atingiu, na manhã deste sábado, uma indústria localizada na rua Atecla Fratuceli Lopes, na cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo. O fogo, que começou por volta das primeiras horas do dia, mobilizou uma intensa operação do Corpo de Bombeiros para controlar as chamas e evitar que se alastrassem para construções vizinhas.
Confira detalhes no vídeo:
No total, quarenta bombeiros foram deslocados para o local, com o apoio de doze viaturas especializadas no combate a incêndios de médio e grande porte. A mobilização incluiu caminhões-pipa, escadas mecânicas e viaturas de resgate, já que ainda não havia informações confirmadas sobre vítimas ou possíveis feridos entre funcionários da fábrica ou moradores do entorno.
Mesmo com a gravidade do fogo, a proximidade da indústria com o Aeroporto Internacional de Guarulhos não chegou a afetar a operação aérea. O GRU, maior terminal aeroportuário do Brasil, informou que todos os voos seguiram normalmente, sem necessidade de alterações de rotas ou cancelamentos. O monitoramento da situação foi feito em tempo real pelas equipes de segurança do aeroporto, em conjunto com os bombeiros e autoridades municipais.
Enquanto o incêndio era contido, equipes da Defesa Civil também foram acionadas para avaliar eventuais riscos estruturais. As chamas, que se espalharam rapidamente, colocaram em alerta os moradores de bairros próximos. Muitos relataram ter visto uma densa coluna de fumaça que podia ser observada a quilômetros de distância, aumentando a preocupação de quem vive na região industrial de Guarulhos, conhecida por abrigar fábricas de grande porte.
Além do combate direto ao fogo, os bombeiros precisaram atuar para proteger depósitos de materiais inflamáveis que ficavam no interior da empresa. O trabalho exigiu uma estratégia de contenção para evitar explosões ou um incêndio ainda mais devastador. As ruas do entorno foram parcialmente interditadas para garantir a segurança da operação e permitir a circulação das viaturas de emergência.
No início da tarde, as equipes de resgate seguiam fazendo o rescaldo para evitar que focos de fogo reacendessem. Um inquérito deve ser aberto para apurar as causas do incêndio, já que até o momento não havia confirmação oficial sobre como as chamas começaram. Técnicos devem vistoriar a área assim que a situação estiver totalmente controlada, coletando indícios que possam esclarecer se houve falha elétrica, problema mecânico ou outra origem para o fogo.
A indústria atingida é parte importante do parque industrial de Guarulhos, que reúne diversas empresas dos setores químico, metalúrgico e de logística. A expectativa é que, nos próximos dias, a prefeitura apresente um levantamento dos danos materiais e eventuais impactos econômicos, especialmente para trabalhadores que dependem da atividade da fábrica para seu sustento.
Enquanto isso, moradores e trabalhadores aguardam com apreensão novas informações sobre vítimas, já que ainda não se sabe se havia funcionários no interior do prédio no momento em que o incêndio começou. Equipes de perícia devem permanecer no local para concluir a investigação e determinar os próximos passos para a recuperação da área atingida.
Em meio à rotina intensa do maior aeroporto do país, o episódio reforça a importância da pronta resposta de equipes de emergência em áreas industriais localizadas em regiões estratégicas, como Guarulhos, que desempenha papel fundamental na economia de São Paulo e de todo o país.
VEJA TAMBÉM:
Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Clique aqui para ter acesso ao livro escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores que denuncia absurdos vividos no Brasil e no mundo, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, ilegalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Comentários
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.